Páginas

terça-feira, março 15

Biografia : Vice-presidente da República Michel Miguel Elias Temer Lulia

vice-presidente da República Michel Miguel EliasTemer Lulia nasceu em 23 de setembro de 1940, na cidade de Tietê, interior do estado de São Paulo. É o caçula de oito irmãos e filho de Miguel Elias Temer Lulia e March Barbar Lulia, que deixaram o Líbano em 1925 para viver no Brasil.

Aos 16 anos, Michel Temer inicia o Ensino Médio em uma escola da capital paulista. Anos depois, ingressa na tradicional Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco.

Dá prosseguimento à carreira acadêmica e doutora-se pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Dirige o curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da PUC-SP, leciona na Faculdade de Direito de Itu. É considerado um dos maiores constitucionalistas do Brasil.

Em 1983, é convidado pelo governador Franco Montoro (1983-1987) para ocupar a Procuradoria Geral do Estado. Assume a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo em 1984, quando adota ideias posteriormente consideradas modelo em todo o País. Em 1985, cria a primeira Delegacia da Mulher no Brasil. Na mesma época, institui a Delegacia de Proteção aos Direitos Autorais, importante instrumento de combate à pirataria.

Deixa o cargo em 1986 para concorrer a deputado federal constituinte pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Elege-se e, após o período da Constituinte, é reconduzido ao cargo de deputado federal por cinco vezes pelo mesmo partido. Licenciou-se para reassumir a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo em 1992, no governo de Luiz Antonio Fleury.

De volta à Câmara dos Deputados, ocupa a presidência da Casa em 1997, 1999 e 2009 e exerce a função de Presidente da República interinamente por duas vezes: de 27 a 31 de janeiro de 1998 e em 15 de junho de 1999. Em 2001, é eleito presidente nacional do PMDB.

Em 2009, é apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como parlamentar mais influente do Congresso Nacional. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Temer é autor dos livros Constituição e Política, Territórios Federais nas Constituições Brasileiras e Seus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional.

Em 2010, é eleito vice-presidente da República na chapa de Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário